quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Propriedades do Café





O café possui características bioquímicas interessantes,geralmente servido quente leva calor ao organismo, ativando a circulação e com ação diurética, tais como derivados de purinas, cafeínas (trimetilxantina), teobromina, tanina, etc.
Existem vários tipos de café, que dependem das normas de cultivo envolvidas,. Independente da qualidade do grão, o café passa pela torrefação, que desenvolve o cafeol, uma substancia volátil(éster) capaz de dissolverse na água, emprestandoà infusão grande parte de seu aroma característico. Pela torrefação, obtém-se também um óleo aromático, que perde 65% de seu aroma após 24h da trituração do café torrado.
O café torrado e moído, quando exposto ao ar, reage com o oxigênio, e no prazo de 9 dias, perde todo o anidrido carbônico e a maior parte dos óleos voláteis. Sendo assim começa a apresentar um sabor cada vez menos agradável. por isso, precisamos de café fechado a vácuo para evitar a mudança de paladar.
Dependendo do tempo de torrefação o café pode apresentar coloração mais ou menos pronunciada. Quando, na torrefação do café, for adicionado açúcar, acentua-se ainda mais a coloração, porém modifica-se a pureza do café. Influi sobre a preparação final o grau de subdivisões a que foi submetido o café, podendo ser granulado e pulverizado.No Brasil é mais comum o uso decafé pulverizado, com o qual se prepara a bebida pelo sistema de coador ou com uso de máquina própria. o segundo método é mais eficiente, pois impede a volatização de substâncias aromáticase mantém o café em temperatura mais adequada.
Com relação a saúde: o ganho de energia , que melhora a vitalidade, memória, atenção e a produtividade.
A cafeína é um auxiliar no tratamento de doenças como o mal de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário