quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jiló, por que ninguém gosta de ti?

Jiló é ideal pra ser consumido quando ainda está verde

 O jiló é na verdade não é um legume, mas sim um fruto com um sabor muito amargo, sendo que muitas pessoas não gostam, mas o que elas não sabem é que esse fruto possui muitos benefícios para a saúde.


O jiló para quem não sabe é uma grande fonte de nutrientes, sendo que possui: Vitamina A, B1, B2 e C, Cálcio, fósforo, carboidratos, além de substancias boa para a pele e para a digestão. Excelente para quem tem anemia.

Para quem tem problema no fígado também é muito aconselhável. Lembrando que o jiló é muito cultivado no Brasil, então coma regularmente esse fruto, pois é essencial para ter uma boa saúde.




Jiló recheado

 8 jilós (350 g)
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho fatiados
½ xícara de cebola picada finamente
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara de tomate sem sementes, sem pele, picado finamente
Meia pimenta dedo-de-moça sem sementes picada bem fininha
3 colheres (sopa) de salsinha finamente picada
2 colheres (sopa) de queijo parmesão

Abra os jilós ao meio, cortando ao meio também o pedúnculo. Faça cortes em cruz na polpa, sem deixar a faca encostar na casca. Pulverize sal e espalhe por cima de cada metade um pouco de azeite. Emborque as metades numa assadeira, distribua entre os jilós as fatias de alho e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos. Fique atento para que não queime. As polpas encostadas na assadeira ficam levemente douradas. Com uma colher pequena, retire toda a polpa, conservando intactas as cascas e reserve as duas coisas. Refogue a cebola na manteiga até que fique dourada – mas sem queimar, porque ninguém quer mais amargor por aqui. Junte o tomate e a pimenta e espere murchar. Adicione e polpa de jiló e as fatias de alho amassadas e mexa bem. Prove o sal e corrija, se necessário. Tempere com a salsa e misture. Recheie cada metade de casca com esta mistura, espalhe por cima o queijo ralado e leve ao forno alto só para dourar o queijo. Sirva com camarão – apenas temperado com sal e pimenta e refogado no azeite.
Rende: 4 porções

Nota: pensei agora que talvez vá bem aí uns cubinhos de bacon dourados com a manteiga.

Roubei esta receitinha de um blog muito legal, vai lá conferir!
http://come-se.blogspot.com/2009/05/amargo-que-nem-jilo-jilo-recheado.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário