sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unhas - Lâminas de proteção para os dedos


Unhas



                          


Você sabia que as unhas da mão esquerda crescem mais depressa que as da mão direita, sendo que nas pessoas canhotas a situação se inverte? Esse crescimento é mais rápido de dia do que à noite, sendo que o tipo de alimentação que você tem influi diretamente nessa velocidade. O crescimento é mais rápido no dedo médio que nos outros.

Calcula-se que uma pessoa de 70 anos terá mudado de unhas 186 vezes, calculando-se que, se cada uma tiver cerca de 12 milímetros, a soma das que cresceram em cada dedo daria o comprimento médio de dois metros, 25 centímetros e dois milímetros! Curioso também é o recorde de um monge chinês de Changai; suas unhas crescidas em 10 anos apresentavam o comprimento de 6 metros e 73 centímetros, somados em todos os dedos dos pés e das mãos.

Como são
Essas lâminas semi transparentes que recobrem a extremidade dorsal dos dedos das mãos e dos pés, são placas córneas compostas de células formadas principalmente de Queratina, base do tecido córneo. São delgadas e levemente arredondadas nas bordas. Debaixo da pele encontra-se as raízes das unhas e o produtor das unhas, a matriz. Esta "meia lua" é fina e esbranquiçada, estendendo-se até a parte visível do corpo da unha.

Quanto cresce

As unhas das mãos crescem cerca de 1 milímetro por semana, enquanto que as dos pés crescem 1/4 dessa velocidade. Quando saudáveis são rosadas, lisas e naturalmente brilhantes, podendo apresentar manchas temporárias.
Quando as unhas se apresentam com textura, resistência , cor e crescimento anormais, deve haver algum problema com o estado geral de saúde.






Sinal de problemas

Se suas unhas apresentam aparência alterada é sinal de que algo de estranho está acontecendo. Confira:

* Manchas pardo-escuras ou azuladas podem resultar de alguma infecção ou intoxicação orgânica;

* Unhas pálidas e fracas podem ocorrer por deficiência de cálcio;

* Coloração azulada pode indicar circulação deficiente;

* Pontos brancos são devidos às pequenas lesões ou pressão.

A matriz da unha pode ser lesada por queimadura ou congelamento, à tal ponto que seu crescimento fica inibido.

Deficiência de nutrição e perturbações circulatórias também podem resultar em unhas frágeis, quebradiças ou rachadas.
Sintomas semelhantes, juntamente com desenvolvimento irregular, podem indicar modificações digestivas e aparecem também em algumas doenças da pele. Em muitos casos as unhas deixam de crescer durante a paralisia infantil espiral ou a paralisia hemiplégica.
A paroníquia ou panarício, inflamação com formação de pus, caracterizado por inchação, brilho e extrema sensibilidade da pele que circunda a unha, também é um mal bastante frequente, que pode ser curado rapidamente quando se tomam cuidados para evitar sua propagação para baixo da unha.
Uma unha que tenha recebido um golpe ou apertão torna-se arroxeada ou negra ou pode cair devido ao sangue que se acumula sob ela. Quando a dor é muito intensa, o médico pode aliviar retirando o sangue debaixo da unha.
Se submetidas à certas substancias químicas pode se desenvolver a Dermatite de Contato. Essa inflamação da pele pode fazer com que a unha se solte completamente, o que é chamada Onicólise.
Em algumas doenças nervosas, vasculares ou de deficiência vitamínica as unhas ficam inflamadas e caem.
Unhas encravadas constituem um problema também sério, sua causa mais comum é a pressão constante nos dedos exercida por calçados apertados. Quando a unha está introduzida numa área muito sensível e inflamada, uma porção dela deve ser removida, operação que se torna menos dolorosa quando realizada com anestesia local.

Em quase todos os casos de doenças das unhas, desde que a matriz não seja destruída, a recuperação é rápida.








Rotinas simples

De nada adianta falar sobre colorir as unhas se elas não estiverem saudáveis.
Veja nossas dicas para a beleza inteligente de suas unhas.

Como cortar e lixar:

As unhas dos pés não devem ser cortadas com as bordas arredondadas, pois isso agrava o problema das unhas encravadas.
Para as unhas das mãos, mantenha quadradas ou ovais, não com pontas, para prevenir que se quebrem. Lixar a parte interna das bordas irá enfraquece-las. Lixe delicadamente com movimentos longos e suaves, sempre dos lados para o centro. O clássico comprimento, ligeiramente alongado acima das pontas dos dedos é o ideal. Não lixe as unhas logo após o banho elas estarão sensíveis e poderão se quebrar.

Evitando a esfoliação:

Aplique todas as noites um óleo nutritivo, uma gota de azeite de oliva é simples, barato e muito eficiente para hidratar e prevenir descamação e rachaduras.

Não as deixe muito compridas e proteja as mãos com luvas de borracha durante os serviços domésticos.

Cuidados com a cutícula:

Trate com carinho a cutícula solta. Muitos especialistas são contra sua remoção com instrumentos cortantes que possam levar à uma infecção na base da unha.

Mas se você deseja retirá-las, o ideal é deixar as mãos untadas com creme hidratante ou gel por alguns minutos em água morna. Depois remova os excessos delicadamente usando um bastão com a ponta envolvida em algodão ou cotonete. Assim você remove também as escamas de pele morta, que estão na base da unha.





Unhas francesas ou americanas?

Se você resolveu adotar o estilo francês, que nunca sai de moda, suas unhas vão ganhar uma aparência saudável, que combina com qualquer maquilagem ou roupa.
Veja como fazer:
   
1 A base da manicure no estilo francês é com duas camadas de esmalte cor de rosa pálido brilhante. A exemplo de profissionais, execute em três pinceladas, uma desde a base do centro e uma em cada lado. Desse modo evitará que o esmalte fique enrugado e agindo na mesma área da unha. Aplique duas camadas, dando a cada uma tempo suficiente para a secagem. Se quiser mudar para o estilo americano é só trocar o tom rosa para o bege.
2 Agora já está preparada para pintar a extremidade da unha com o esmalte branco. Se encontrar dificuldade em realizar à mão livre, coloque uma pequena tira de fita adesiva para proteger a parte a não ser pintada, de modo que fique bem delineada. Aplique o esmalte branco sem sobrecarregar o pincel e assim evitar o escorrimento na parte interna e abaixo da unha. Repouse a mão na mesa - obterá um acabamento de profissional.
3 Uma vez que as extremidades estiverem secas, aplique o esmalte transparente brilhante para garantir, dar consistência e proporcionar uma bela aparência.

Um Código de cores
Se você possui dedos longos e finos todas as tonalidades ficam bem, incluindo o dramático vermelho profundo, os castanhos e vinho.

Unhas curtas ficam bem com tons de bege.   

As cores pálidas também combinam bem nas unhas amplas e longas. Mas se pretende que aparentem mais estreitas, deixe uma faixa estreita sem pintar nas laterais.

Para usar cores fortes e audaciosas nas unhas das mãos, faça um teste pintando primeiro as unhas dos pés. Pode também modificar o visual com a mistura de um pouco de vermelho escuro com outro esmalte escuro antes de aplicar. Aparentam sofisticação.

Pele bronzeada fica magnifica com tons de coral e perolado.

As unhas são porosas, portanto é fundamental dar um tempo para que elas "ventilem" mantendo-as sem esmalte pelo menos 1 dia na semana.

Sete sugestões Beleza Inteligente

1) Evite usar acetona como removedor de esmalte, ela pode tirar a umidade essencial das unhas, opte por solventes oleosos, que também lubrificam.

2) Coloque um pote de creme hidratante ao lado da saboneteira, assim você sempre lava e depois hidrata mãos e unhas. Os componentes lipídicos do creme irão garantir a umidade essencial para as unhas.

3) Se tiver unhas muito fracas, experimente uma base de cobertura em baixo da extremidade delas, irá dar grande proteção.

4) Seque as unhas recém pintadas num instante, mergulhando em água gelada.

5) Para reparar uma quebradura, pegue um pedacinho de papel de coador de café e aplique em cima com cola de unhas. Quando estiver seco, apare, alise e aplique o esmalte.

6) Se vai lidar com terra, nos vasos ou jardim, ou ainda trabalhar com tintas e outros materiais que podem impregnar suas unhas, adote esta dica curiosa e eficaz: enfie as pontas das unhas no sabonete e deixe que penetre no interior delas, ele impedirá a entrada de sujeira e depois será facilmente removido na lavagem.

7) Limpe tinta e manchas nas áreas dos dedos com uma escova e pasta dental.







É fashion

O nail art, unhas artísticas, adota as formas de pintura em diagonal, que podem ser feitas by yourself. Sobre o esmalte comum, como no estilo francês, fixe uma tirinha de fita adesiva separando em diagonal a metade da unha. Pinte a parte descoberta, deixe secar, depois pinte a outra parte em cor contrastante.
  
Outros efeitos especiais são conseguidos com o Shatter, esmalte hiper-cintilante, que é aplicado sobre o normal seco. Após alguns minutos são obtidos efeitos craquelados, fragmentados ou martelados.

Você pode criar formas e contrastes variados, incrementar com adesivos, glitter e desenhos arrojados, mas lembre-se que é essencial combinar com seu estilo de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário